terça-feira, 24 de novembro de 2020

População registra passagem de sonda espacial chinesa no Vale do Piancó

 China lançou o foguete no fim da tarde desta segunda-feira (23) com destino à lua

Espaço

Moradores de várias cidades da região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, ficaram intrigados ao ver uma luz estranha brilhando no céu na noite desta segunda-feira (23). Em Diamante, Itaporanga, Curral Velho e outros municípios houve relatos da aparição do objeto, que mudava de cor e se movia rapidamente.

Especialistas afirmaram que a luz, que aparentava ser uma nuvem, foi a passagem da sonda espacial lançada pela China hoje. O foguete, de nome "Longa Marcha 5", foi disparado a partir do centro de lançamento espacial Wenchang na ilha tropical de Hainan (sul). 

A espaçonave foi projetada para coletar poeira e rochas lunares, escavando o solo a uma profundidade de dois metros e, em seguida, enviando-os de volta à Terra.

O astrônomo Dennis Weaver explica que a "nuvem" brilhante que apareceu no céu "é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua".

A confirmação de que se trata de uma aeronave chinesa, segundo o astrônomo, é possível com cruzamento de informações com a rota do foguete.

 

 

Fonte: Diamante Online