sábado, 25 de dezembro de 2021

Quando História e Educação se confundem: 84 anos da Casa do Estudante da Paraíba

Criada por Argemiro de Figueiredo, no primeiro simestre de 1937, a partir da reivindicação de 11 estudantes do Liceu Paraibano, liderados por Damásio Franco (que viria ser prefeito de João Pessoa), a Casa do Estudante da Paraíba foi, aos poucos, atraindo estudantes de várias regiões do estado e, consequentemente, tornou-se abrigo e espaço de relações de jovens em formação, educacional e de própria personalidade desses indivíduos.

Quando adentramos no interior da Casa, logo percemos que oferecer moradia é apenas um aspectos dessa instituição, na verdade as relações ali estabelecidas e vivenciadas proporcionaram um modelo de formação política, educacional e cultural.

O historiador de Santana dos Garrotes, ex-residente da Casa (1992-1994) acaba de publicar o livro: A CASA DO ESTUDANTE DA PARAÍBA: UMA INSTITUIÇÃO PROMOTORA DE EDUCAÇÃO INFORMAL (1963-1980). Em sua pesquisa de doutorado, o autor chegou a conclusão que a CEF exerce um papel significativo na formação dos que por ela passaram.

No próximo sábado, dia 25/12, a partir das 16h, na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Chico Chaves, estará lançando este livro para seus conterrâneos de santanenses e Vale do Piancó, bem para todos interessados, através do Instagram @prof.franciscochaves e facebook Waba da Palestina.

Venham conhecer e discutir junto com o autor a história da Casa do Estudante.