quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Queimadas tomam conta de áreas às margens da BR-361 entre Piancó e Itaporanga

 

E
nquanto a Amazônia toma conta dos noticiários do Brasil e do mundo por conta do aumento no número de queimadas, o Vale do Piancó pega fogo longe dos olhos da mídia. É isso o que vem ocorrendo nos últimos meses nessa região, especialmente nas áreas as margens da BR-361 entre as cidades de Piancó e Itaporanga. 

Na tarde da última segunda-feira (12) e também na terça-feira (13), a fumaça era vista a olhos nus, a longa distância. Uma névoa formada por fumaça com o vento seco, chamou a atenção de moradores da cidade de Piancó. A cidade enfrenta a falta de chuvas há mais de seis meses e tem registrado temperaturas mais elevadas que a média, batendo 37° C.

Para a prática da atividade agropecuária, ocorrem frequentemente as queimadas, pois esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. 

Outra forma de queimadas nesse bioma são os tocos de cigarros jogados na mata – temperaturas elevadas, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para a propagação do fogo.

Porém, o fogo  pode iniciar-se por fatores naturais, isso ocorre através do acúmulo de biomassa seca, de palha, baixa umidade e alta temperatura, que acabam criando condições favoráveis para tal. Descargas elétricas, combustão espontânea e, até mesmo, o atrito entre rochas e o atrito do pelo de alguns animais com a mata seca podem acabar desencadeando a queimada. (brasilescola.uol.com.br/)

O major Carlos Jean, comandante da Companhia de Bombeiros em Sousa explica que os danos são imensuráveis. Ele lembra que os órgãos envolvidos em agricultura e meio ambiente devem dar as mãos e procurar mecanismos de orientação e modos de evitar essas queimadas descontroladas, pois, além dos prejuízos a fauna, flora e do empobrecimento do solo estamos utilizando, devido o grande número de ocorrências, uma quantidade considerável de água para combater os focos de incêndio, em um período de estiagem prolongado devido ao inverno irregular deste ano.

oblogdepianco.com.br
Imagens de Redes Sociais