Proprietário da empresa afirmou que já precisou demitir nove dos 15 funcionários. Para ele, além de apresentar riscos no trânsito, a mudança prejudica empregos.
Carro da autoescola Lider (Foto: Reprodução/Instagram )
As novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entraram em vigor em todo Brasil, e o impacto na mudança, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), está sendo sentida nas autoescolas do país. Na autoescola Lider, localizada nas cidades de Conceição e Itaporanga, no Vale do Piancó, vários funcionários já foram demitidos.
Conforme explicou o diamantense Reginaldo Basílio, proprietário, a alteração prejudicou principalmente as empresas do ramo, que geram emprego e renda para dezenas de pessoas. “Tínhamos 15 funcionários, mas infelizmente precisamos demitir nove, e eles agora estão desempregados, indo para a informalidade. São nove pais de família desempregados”, afirmou, em contato com o Diamante Online.
Reginaldo também alertou para os riscos de segurança com a mudança. “O processo de CNH precisava de mudança mesmo, mas não dessa forma. Tirar a carteira em cinco dias? Quem nunca pegou em um carro vai fazer apenas duas horas de aula para o exame prático. E muitos alunos que já sabem dirigir nem aula vão fazer, vão colocar o CPF deles e do instrutor [credenciado] e dizer que fizeram as aulas”, alertou.
O empresário criticou a rapidez com que o processo já está sendo feito, lembrando da primeira carteira tirada na Paraíba com a resolução em João Pessoa.
“A aluna começou a tirar a CNH na sexta-feira (12) e já recebeu nessa segunda-feira (15), em 72 horas. No processo tem que ter exame toxicológico, e esse, aparentemente, não teve, visto que o prazo para receber é em torno de dez dias”, afirmou.
A emissão da nova modalidade da carteira mencionada por Basílio foi feita na capital paraibana. A aluna Andreza Lima dos Santos iniciou o processo para obter a licença para dirigir pelo aplicativo lançado pelo Ministério dos Transportes no início de dezembro e já está com a CNH em mãos.
Entidades especialistas afirmaram que há risco para o trânsito e alertaram para a perda da qualidade e padronização da formação, aumento de acidentes, e a desvalorização da educação para o trânsito.
Como funcionam as novas regras para tirar CNH?
- As aulas em autoescolas deixam de ser obrigatórias;
- O aluno poderá usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, credenciado pelo Detran;
- As aulas práticas caem de 20 para 2 horas no mínimo (com um instrutor ou em autoescola).
- As provas práticas continuam sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica;
- Quem reprovar na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça;
- Não haverá mais prazo para a conclusão do processo de habilitação, que hoje é de um ano;
- A CNH poderá ser renovada automaticamente e de graça, caso o condutor não cometa infrações nos últimos 12 meses e esteja no Registro Nacional Positivo de Condutores.
Diamante Online