terça-feira, 30 de novembro de 2021

Para disciplinar réveillon, Governo da PB publicará novo decreto amanhã

Nova norma deverá ter validade até 2 de janeiro.

O Governo do Estado deverá publicar amanhã um novo decreto com as regras de isolamento social na Paraíba. Dessa vez a norma terá um desafio ainda mais específico: disciplinar a realização de eventos públicos e privados no réveillon. A tendência é de que tenhamos mais flexibilizações, mas ainda longe de um “libera geral”.

O decreto atual foi publicado no fim de outubro e vale até amanhã (30 de novembro).

A expectativa é de que o próximo tenha validade até 2 de janeiro.

Atualmente mais de 58% da população paraibana estão imunizados com as duas doses da vacina contra a covid. O cenário, claro, é bem melhor que em outros momentos da pandemia. Mas o surgimento da variante ômicron em algumas partes do mundo e o receio de que as festas de fim de ano possam provocar um agravamento na crise continuam a preocupar as autoridades sanitárias paraibanas.

Semana passada representantes do Estado, de prefeituras e do Ministério Público discutiram o tema.

O posicionamento dos MPs é de que o poder público não promova, com recursos públicos, eventos festivos. Na próxima quinta-feira os órgãos deverão publicar uma recomendação conjunta.

O decreto de amanhã irá definir como será o réveillon dos paraibanos. A depender das regras e da capacidade de fiscalização para garantir o seu cumprimento, as festividades serão mais ou menos perigosas para a pandemia. Fiscalização e protocolos nunca são demais.

Jornal da Paraíba