terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Vulcão em Tonga mexe com o entardecer em Piancó ou foi apenas o simples fenômeno do pôr do sol


(Imagem/crédito: Antonio Cabral-DRT-PB: 3085)
O por do sol na cidade de Piancó vem se tornando mais colorido nos últimos dias. Segundo a imprensa internacional, tudo ocorre depois da erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Há'apai, no Pacífico Sul. Hunga Tonga-Hunga Haʻapai é um vulcão localizado a cerca de 30 km ao sul-sudeste de Fonuafoʻou (também conhecido como Ilha Falcão), uma ilha parte da nação de Tonga.Com tons incomuns de rosa, lilás e laranja - o amanhecer ou entardecer em parte do Brasil, tem se tornado mais colorido, causado pelo reflexo da luz solar em partículas lançadas na atmosfera.

Segundo os cientistas, a força da erupção vulcânica é superior a 500 bombas de Hiroshima, e segundo a Nasa (Agência Espacial dos EUA), a detonação ocorreu a mais de doze mil quilômetros do território brasileiro. Uma coluna de fumaça de 40 quilômetros de altura. A poeira e detritos ultrapassou a atmosfera terrestre e chegou à estratosfera. Dez dias depois da explosão, a nuvem chegou ao Brasil, colorindo o nascer do sol, e em Piancó foi visto ao entardecer no por do sol.

No nascer e no pôr do sol, contudo, as cores são diferentes do azul, geralmente ficando entre o vermelho e o alaranjado. Isto ocorre porque no amanhecer e no entardecer, os raios solares precisam percorrer um caminho mais longo na atmosfera até chegarem aos nossos olhos.

Então o que aconteceu em Piancó no entardecer foi consequência da erupção vulcânica do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Há'apai, no Pacífico Sul, ou foi simplesmente porque os raios solares precisam percorrer um caminho mais longo na atmosfera até chegarem aos nossos olhos aparece essas cores entre o vermelho e o alaranjado? A conclusão fica a critério de cada um, mas o espetáculo da natureza é inconfundível.

O que é fenômeno do pôr do sol?
Pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol, que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste, iniciando o dia. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

 
 
oblogdepianco.com.br