sábado, 1 de fevereiro de 2020

Agricultores apostam no plantio de uvas e colhem frutas de qualidade, no Vale do Piancó47

Os plantios ficam no sítio Barriguda, na zona rural de Santa Inês, município do Vale do Piancó, localizado próximo à divisa com o Pernambuco. Nenhum dos agricultores recebe incentivos de órgãos públicos


Não comum, mas o Sertão da Paraíba também produz uva. E, justamente neste período do ano, os parreirais da fruta estão bem carregadinhos. Os plantios ficam no sítio Barriguda, na zona rural de Santa Inês, município do Vale do Piancó, localizado próximo à divisa com o Pernambuco. Nenhum dos agricultores recebe incentivos de órgãos públicos.

O primeiro plantio ocupa uma área de 0,3 hectares, onde foram plantadas duas espécie da fruta: a tradicional uva Vitória e a Thompson. Ambas se adaptam bem à região. O plantio pertence ao agricultor Dão e aos seus dois filhos, um deles identificado pela reportagem como Edson.
O segundo plantio, que também fica na mesma localidade, pertence ao agricultor rural, Francisco França. A área plantada é um pouco menor, mas a produção se assemelha a do primeiro.  
Em busca de melhores resultados na produção de uva, os agricultores resolveram investir mais no plantio e o resultado já vem sendo atingido neste ano. Ao todo, as duas plantações estima uma produção de mais de três toneladas da fruta.
De acordo com engenheiro Agrônomo, Francisco João da Silva, funcionário da Empaer, antiga Emater de Santa Inês, ocorre pouca chuva na região e isso contribui muito para a boa produtividade da fruta.  Segundo o engenheiro agrônomo, que esteve no local, os agricultores utilizam poços artesianos para aguar os plantios, que é feito através do gotejamento.  
Praticamente toda produção dos dois plantios é escoada para o estado do Pernambuco, através das cidades de São José do Belmonte e Serra Talhada. Na cidade de Conceição, localizada na região do Vale do Piancó, também é possível encontrar a fruta da propriedade.
“Para o comerciante é mais vantajoso comprar a uva produzida aqui. Além dos custos serem mais baixos, a qualidade da fruta é bem melhor, pois, ela não precisa viajar um longo percurso para chegar até outras regiões”, disse um comerciante de São José do Belmonte, para onde grande parte da fruta produzida no Sertão paraibano é vendida.
A uva plantada na propriedade é de 15° a 22° Brix [medida para verificar a quantidade de açúcares em uma solução].
Fonte: Redação do Vale do Piancó Notícias