sexta-feira, 2 de novembro de 2012

19 municípios podem ficar sem carros-pipa


Problemas na documentação das prefeituras junto ao Banco do Brasil estão afetando o pagamento dos pipeiros que abastecem 19 cidades da Paraíba em estado de calamidade pública por causa da seca. O Governo Federal repassou R$ 700 mil para estas localidades, mas os recursos só serão liberados após o envio dos dados sobre o processo de contratação dos carros-pipa. A pendência afeta 22,8% das cidades conveniadas. Ao todo, 83 municípios da Paraíba estão cadastrados para receber R$ 3,6 milhões.

A estimativa é de que 46 pipeiros estejam sem receber por causa da pendência de documentação. Cada um recebe R$ 5 mil por mês de serviço prestado, por um período máximo de três meses, de acordo com as regras do convênio. Cada município recebe entre R$ 15 mil e 45 mil, dependendo da quantidade de carros-pipa usados no combate aos efeitos da seca, que varia entre um e três pipeiros por cidade.

O Banco do Brasil está orientando os gestores municipais para que regularizem a situação o quanto antes. “Designamos nossas agências para fazer o assessoramento e nossas equipes já foram pessoalmente em cada prefeitura para ajudar os prefeitos na orientação sobre os procedimentos, inclusive fazendo a instalação do software do programa”, informou Evaldo Emiliano de Sousa, superintendente do BB na Paraíba.

Dos 83 municípios paraibanos conveniados para receber os recursos através do Banco do Brasil, 41 já receberam o dinheiro para o pagamento dos pipeiros, o que representa 49,3% do total.

Outros 23 municípios já encaminharam a documentação exigida e estão habilitados para receber os recursos, o que deve acontecer até a próxima semana. Nestes dois casos, são R$ 2,9 milhões já pagos ou prontos para liberação. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional.

O número de cidades que recebem recursos para carros-pipa poderá aumentar, mediante a entrada de novas prefeituras no convênio. “As áreas em situação de calamidade estão sendo sensoriadas pelo governo do estado e se mais municípios decretarem calamidade esse número pode aumentar. Vai depender da solicitação dos prefeitos”, explicou Evaldo Emiliano.

O superintendente do Banco do Brasil destacou a atuação da secretaria estadual de infraestrutura e da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) na articulação com os prefeitos. Entre a documentação exigida estão as minutas dos contratos com as devidas assinaturas e, em alguns casos, a dispensa de licitação.

Fonte: Jornal da Paraíba

Cidades do Vale do Piancó irão comemorar 49 anos de emancipação política

As cidades de Santana de Mangueira e São José de Caiana, localizadas no Vale do Piancó, estarão comemorando na próxima semana, 49 anos de emancipação política. Das duas cidades, quem primeiro irá comemorar com festas alusivas sem praça pública, será Santana de Mangueira, que foi emancipada em 5 de novembro de 1963. Dois dias após também foi emancipada a cidade de São José de Caiana.

De acordo com a assessoria, o município de Santana de Mangueira que hoje possui mais de 5 mil habitantes, já se programa para as realizações de eventos culturais que serão realizadas durante o dia inteiro. O encerramento será com bandas de forró na Praça 26 de julho. Todos os anos as escolas municipais realizam competições esportivas.

Em São José de Caiana não será diferente, já está confirmada a Banda Saia Rodada para animar a noite de aniversário no dia 7 de novembro. Além da festa, logo pela manhã a cidade irá acordar ao som de bandas filarmônicas, durante o dia inteiro haverá apresentações culturais das escolas da cidade.

Estes eventos são realizados com recursos próprios dos municípios, também servem para gerar renda extra para os vendedores de comidas, bebidas e artigos. As duas cidades tiveram os seus atuais gestores reeleitos no último dia 7 de outubro.

Fonte: DiamanteOnline

Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho beneficia Produtores Rurais do Vale do Piancó.


 O Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA), está beneficiando os produtores rurais através do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho neste período de estiagem disponibilizando incentivos aos agropecuaristas paraibanos para complementar a alimentação dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos.

O programa visa manter e garantir a permanência dos criadores em suas atividades, evitando a dizimação dos rebanhos, assegurando o abastecimento da ração animal e atenuando os riscos ao desastre da seca na agropecuária paraibana.

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (01) o Diretor de Operações da EMPASA e Coordenador do Programa na Paraíba, Dr. Felipe Adelino de Lima, informou que todos os produtores rurais do Vale do Piancó cadastrados no Programa do Milho da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estão aptos ao benefício e devem se encaminhar ao Escritório Local da EMPASA, em Itaporanga, munidos do boleto do Programa do Milho e fazer adesão ao Programa Emergencial.

Em sua fala Dr. Felipe pede a compreensão dos produtores neste momento inicial dos trabalhos devido à existência de problemas no sistema tecnológico do programa, mas que já estão sendo solucionados. “Quero tranquilizar e me sensibilizar com todos os produtores rurais que estão atravessando momentos difíceis com o seu rebanho, mas o programa tem como objetivo atender a toda a demanda, como são muitos, pode-se estender um pouco, mas atenderemos a todos”, afirmou o Coordenador.

O programa disponibiliza para aquisição do produtor 4.225 toneladas de farelo de soja ou torta de algodão e 4.400 toneladas de silagem de milho ou sorgo, por um período não inferior a 150 dias e as quantidades máximas dos produtos por produtor ao mês são 1.000 kg de farelo de soja ou torta de algodão; 1.500 kg de silagem de milho ou sorgo.

O Escritório Local da EMPASA fica localizado ao lado do armazém do Projeto Cooperar, por trás da 7ª Região de Ensino, e tem como responsável local o Sr. José Fransueldo.


Fonte: Pedra Bonita

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O PREFEITO JOSÉ ALENCAR EM SANTANA DOS GARROTES-PB. ESTÁ BRINCANDO DE NÃO PAGAR ALGUNS FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS A DOIS MESE (2)



A reclamação pelo o não pagamento vem de uma boa parte dos funcionários públicos concursados na prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes - PB Que não recebem seu salário a dois (2) meses, pagamento referente ao mês de Setembro e Outubro, sem entender o porque e sem nenhuma explicação. No nosso entender é uma falta de respeito do Prefeito atual, porque a verba vem e não é pouca ,então porquê não usa a consciência e nos paga. O senhor está devendo a pais e mães de família que trabalharam para receber e cumprir com seus deveres será que só trabalharam os funcionários da Educação e Saúde? O senhor Prefeito dizia que tinha o seu nome a zelar, é dessa maneira que zelamos o nosso próprio nome?




FUNCIONÁRIOS ATRASADOS     

Mais um é morto em Patos. Cenas fortes!



O COPOM do 3º BPM recebeu uma ligação afirmando que um homem havia sido alvejado num pequeno beco localizado na Rua Natália Figueiredo no bairro da Liberdade, em seguida encaminhou até o local uma VTR (viatura) que constatou a veracidade dainformação.

O homem morto a tiros foi identificado como sendo Fernando José Nóbrega [foto], com 23 anos de idade que morava na referida travessa e que foi morto por desconhecidos até o momento para polícia.

Conforme o delegado Jorge Luís a maior dificuldade para elucidação de um crime é justamente o silêncio da população que teme represálias caso repasse informações á polícia. A vítima foi atacada em plena luz do dia, porém ninguém viu, ou ouviu nada.

O Bacharel afirmou aos jornalistas que Fernando José Nóbrega estava com depoimento marcado e supostamente sua morte pode está ligada a esta situação. Ele disse que a afirmação ainda é prematura e espera em breve elucidar mais esse crime.
A vítima já tinha passagem pela polícia e não está descartada a possibilidade do envolvimento dela no consumo ou comercialização de drogas. Com mais esse crime as estatísticas sobem para 57 (cinquenta e sete) homicídios sós esse ano em Patos. Ano passado a polícia registrou 61 (sessenta e um) assassinatos        

Fonte: Por Mário Frade Portalpatos