Problemas
na documentação das prefeituras junto ao Banco do Brasil estão afetando
o pagamento dos pipeiros que abastecem 19 cidades da Paraíba
em estado de calamidade pública por causa da seca. O Governo Federal
repassou R$ 700 mil para estas localidades, mas os recursos só serão
liberados após o envio dos dados sobre o processo de contratação dos
carros-pipa. A pendência afeta 22,8% das cidades conveniadas. Ao todo,
83 municípios da Paraíba estão cadastrados para receber R$ 3,6 milhões.
A estimativa é de que 46 pipeiros estejam sem receber por causa da
pendência de documentação. Cada um recebe R$ 5 mil por mês de serviço
prestado, por um período máximo de três meses, de acordo com as regras
do convênio. Cada município recebe entre R$ 15 mil e 45 mil, dependendo
da quantidade de carros-pipa usados no combate aos efeitos da seca, que
varia entre um e três pipeiros por cidade.
O Banco do Brasil está orientando os gestores municipais para que
regularizem a situação o quanto antes. “Designamos nossas agências para
fazer o assessoramento e nossas equipes já foram pessoalmente em cada
prefeitura para ajudar os prefeitos na orientação sobre os
procedimentos, inclusive fazendo a instalação do software do programa”,
informou Evaldo Emiliano de Sousa, superintendente do BB na Paraíba.
Dos 83 municípios paraibanos conveniados para receber os recursos
através do Banco do Brasil, 41 já receberam o dinheiro para o pagamento
dos pipeiros, o que representa 49,3% do total.
Outros 23 municípios já encaminharam a documentação exigida e estão
habilitados para receber os recursos, o que deve acontecer até a próxima
semana. Nestes dois casos, são R$ 2,9 milhões já pagos ou prontos para
liberação. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional.
O número de cidades que recebem recursos para carros-pipa poderá
aumentar, mediante a entrada de novas prefeituras no convênio. “As áreas
em situação de calamidade estão sendo sensoriadas pelo governo do
estado e se mais municípios decretarem calamidade esse número pode
aumentar. Vai depender da solicitação dos prefeitos”, explicou Evaldo
Emiliano.
O superintendente do Banco do Brasil destacou a atuação da secretaria
estadual de infraestrutura e da Federação dos Municípios da Paraíba
(Famup) na articulação com os prefeitos. Entre a documentação exigida
estão as minutas dos contratos com as devidas assinaturas e, em alguns
casos, a dispensa de licitação.
Fonte: Jornal da Paraíba
As cidades de Santana de Mangueira e São José de Caiana, localizadas no Vale do Piancó, estarão comemorando na próxima semana,
49 anos de emancipação política. Das duas cidades, quem primeiro irá
comemorar com festas alusivas sem praça pública, será Santana de
Mangueira, que foi emancipada em 5 de novembro de 1963. Dois dias após
também foi emancipada a cidade de São José de Caiana.
De acordo com a assessoria, o município de Santana de Mangueira que hoje
possui mais de 5 mil habitantes, já se programa para as realizações de
eventos culturais que serão realizadas durante o dia inteiro. O
encerramento será com bandas de forró na Praça 26 de julho. Todos os
anos as escolas municipais realizam competições esportivas.
Em São José de Caiana não será diferente, já está confirmada a Banda
Saia Rodada para animar a noite de aniversário no dia 7 de novembro.
Além da festa, logo pela manhã a cidade irá acordar ao som de bandas
filarmônicas, durante o dia inteiro haverá apresentações culturais das
escolas da cidade.
Estes eventos são realizados com recursos próprios dos municípios,
também servem para gerar renda extra para os vendedores de comidas,
bebidas e artigos. As duas cidades tiveram os seus atuais gestores
reeleitos no último dia 7 de outubro.
Fonte: DiamanteOnline
O Governo do
Estado, através da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas
(EMPASA), está beneficiando os produtores rurais através do Programa
Emergencial de Manutenção do Rebanho neste período de estiagem disponibilizando
incentivos aos agropecuaristas paraibanos para complementar a alimentação dos
rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos.
O programa visa manter e garantir a permanência dos criadores em suas
atividades, evitando a dizimação dos rebanhos, assegurando o abastecimento da
ração animal e atenuando os riscos ao desastre da seca na agropecuária
paraibana.
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (01) o Diretor de Operações da EMPASA
e Coordenador do Programa na Paraíba, Dr. Felipe Adelino de Lima, informou que
todos os produtores rurais do Vale do Piancó cadastrados no Programa do Milho
da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) estão aptos ao benefício e devem
se encaminhar ao Escritório Local da EMPASA, em Itaporanga, munidos do boleto
do Programa do Milho e fazer adesão ao Programa Emergencial.
Em sua fala Dr. Felipe pede a compreensão dos produtores neste momento inicial
dos trabalhos devido à existência de problemas no sistema tecnológico do
programa, mas que já estão sendo solucionados. “Quero tranquilizar e me
sensibilizar com todos os produtores rurais que estão atravessando momentos
difíceis com o seu rebanho, mas o programa tem como objetivo atender a toda a
demanda, como são muitos, pode-se estender um pouco, mas atenderemos a todos”,
afirmou o Coordenador.
O programa disponibiliza para aquisição do produtor 4.225 toneladas de farelo
de soja ou torta de algodão e 4.400 toneladas de silagem de milho ou sorgo, por
um período não inferior a 150 dias e as quantidades máximas dos produtos por
produtor ao mês são 1.000 kg de farelo de soja ou torta de algodão; 1.500 kg de
silagem de milho ou sorgo.
O Escritório Local da EMPASA fica localizado ao lado do armazém do Projeto
Cooperar, por trás da 7ª Região de Ensino, e tem como responsável local o Sr.
José Fransueldo.
Fonte: Pedra Bonita
A reclamação pelo o não pagamento vem de uma boa parte dos
funcionários públicos concursados na prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes
- PB Que não recebem seu salário a dois (2) meses, pagamento referente ao mês
de Setembro e Outubro, sem entender o porque e sem nenhuma explicação. No nosso
entender é uma falta de respeito do Prefeito atual, porque a verba vem e não é
pouca ,então porquê não usa a consciência e nos paga. O senhor está devendo a pais
e mães de família que trabalharam para receber e cumprir com seus deveres será
que só trabalharam os funcionários da Educação e Saúde? O senhor Prefeito dizia
que tinha o seu nome a zelar, é dessa maneira que zelamos o nosso próprio nome?
FUNCIONÁRIOS ATRASADOS