A iniciativa, coordenada pelo MDHC, reforça a articulação entre Governo Federal e unidades da federação para garantir os direitos das pessoas com deficiência, por meio de políticas que ampliam ações de inclusão e acessibilidade.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, destacou que a participação dos municípios é fundamental. “O Novo Viver sem Limite é a expressão de um pacto federativo que prioriza a inclusão. Quando os municípios assumem o protagonismo, ampliamos as condições para que as políticas públicas cheguem onde a vida acontece. É assim que fortalecemos a democracia e fazemos valer o princípio da equidade”, ressaltou
Feminella frisou ainda que as adesões fortalecem a implementação de ações inclusivas e de enfrentamento ao capacitismo. “Uma das entregas estratégicas do plano foi o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência, que fortalece a articulação entre os entes federativos e contribui diretamente para a efetividade da política. É nesse espaço que os gestores locais compartilham experiências, enfrentam desafios comuns e constroem soluções coletivas, alinhadas às realidades dos territórios”, explicou.
Adesão ao plano durante reunião na Paraíba, a cerimônia foi realizada em Cabedelo, cidade que se destacou como articuladora regional da pauta, ao lado da capital João Pessoa, Alagoa Nova, Bayeux, Cajazeirinhas, Campina Grande, Caraúbas, Coremas, Dona Inês, Ingá, Monteiro, Patos, Santana dos Garrotes, São Bentinho, São João do Cariri e São Mamede.
FONTE: O BLOG DE PIANCÓ