Após 9 horas interditada por manifestantes, a BR 361 foi liberada por volta das 18:40H, desta sexta-feira(14). A população de
Olho D´Água interditou a BR contra uma ação da Aesa (Agência Executiva
de Gestão das Águas da Paraíba), que, abriu as comportas do açude do
“Buiú” para levar água até Piancó.O prefeito Chico Carvalho fez questão de afirmar que, a população de Olho D´Água não é contra o envio da água do açude “Buiú” para Piancó. É contra a forma como a AESA pretende fazer o trabalho, abrindo para a água descer no leito do Rio Genipapo percorrendo uma distância de aproximadamente 60 KM.
“Os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma sairia das comportas do açude do “Buiú” cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. Isso é absurdo, não podemos aceitar”. Com certeza deve haver outro mecanismo, lembrou o prefeito Chico Carvalho.
Desde às 10:00 horas da manhã, que o local permaneceu interditado. Durante a manifestação, houve momentos de tensão entre os envolvidos e pessoas que queriam furar o bloqueio. Um dos lideres do manifesto Geovanildo Clementino, disse que, a reivindicação era pacifica e casos de urgência tinham prioridade.
A Polícia Rodoviária Federal foi chamada ao local e mediou as conversas entre os manifestantes e representantes da AESA. Além disso, homens da polícia militar também estavam presentes.
Após conversações entre as partes, um acordo foi firmado e a BR liberada. O acordo firmado, foi o imediato fechamento da comporta do açude “Buiú”, ainda na noite desta sexta-feira.
Fonte Vale News PB