sexta-feira, 10 de maio de 2013

Itaporanga firma parceria com o Instituto do Semiárido


A prefeitura municipal de Itaporanga, através da Secretaria De Agricultura E Meio Ambiente-SAMA, firmou uma parceria com o Instituto Nacional do Semiárido-INSA, para a instalação de um experimento técnico com uma variedade de palma forrageira resistente a praga da cochonilha do carmim.A primeira etapa da parceira SAMA/INSA foi a formação de um gabinete da palma, composto por: Secretaria De Agricultura E Meio Ambiente, Sindicato Dos Trabalhadores Rurais, Associação Dos Produtores de Leite e EMATER, em seguida a escolha técnica feita pelos pesquisadores do INSA, escolheu o agricultor Júnior de Moar Ferreira, do Sítio Emas, pelo fato do produtor possuir área compatível para a montagem do experimento.

Os custos de instalação e manutenção do experimento ficam por conta do INSA. “Estamos aguardando contato com os pesquisadores daquele instituto para iniciarmos os trabalhos, acreditamos que ainda esse ano poderá haver o primeiro corte com distribuição das raquetes para os agricultores cadastrados no programa”. Disse o agricultor.

Segundo o secretário de agricultura e meio ambiente, Francisco Lemos, “a palma forrageira (nopalea cochenillifera), por ser uma planta xerófila, pode ajudar na alimentação do rebanho bovino nos períodos de escassez de forragem, amenizando o sofrimento e os gastos do agricultor que busca de maneira heróica manter seu rebanho de pé. É o novo olhar da atual gestão para os problemas do campo”. Finalizou

Fonte: ascom